Cosméticos naturais, orgânicos e veganos: quais as diferenças?

Os padrões de consumo de produtos cosméticos mudaram de forma considerável nos últimos tempos. Se antes as pessoas queriam apenas estar na moda, hoje, além de pensar nesse aspecto, o questionamento sobre que tipo de produto estamos utilizando e os danos que eles causam ao nosso organismo também se tornou fator primordial na hora de definir uma compra. Assim, os cosméticos naturais, orgânicos e veganos ganharam força no mercado e hoje estamos aqui para te explicar as diferenças entre cada um deles.

Antes de mais nada, é importante salientar que o Brasil não possui uma regulamentação específica para cosméticos naturais, orgânicos e veganos. A padronização desses conceitos é realizada por agências certificadoras, as quais definiram regras para determinar se um cosmético é natural, orgânico e vegano. Embora cada certificadora possua suas próprias regras para classificação, as definições de cada uma delas acabam sendo, na maioria das vezes, convergentes. 

A seguir, vamos mostrar as diferenças entre os três tipos de cosméticos. 

Cosméticos Naturais:

  • Grande parte dos ingredientes devem ser de origem natural (não necessariamente orgânicos). 
  • Alguns ingredientes que NÃO podem estar presentes em cosméticos naturais: corantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, silicones, conservantes sintéticos e derivados do petróleo.

Cosméticos Orgânicos:

  • 95% dos ingredientes naturais presentes na composição devem ser de origem orgânica, isto é, cultivadas SEM a utilização de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas e quaisquer aditivos químicos. 
  • No mínimo 20% dos ingredientes da composição total dos produtos devem ser de origem orgânica. Porém, se o produto em questão for enxaguável, o mínimo passa a ser de 10%.
  • Água e minerais não são considerados ingredientes orgânicos porque não provêm de agricultura orgânica. 

Cosméticos Veganos:

  • Cosmético NÃO pode conter matéria prima de origem animal.
  • NÃO são permitidos testes em animais, tanto do produto quanto da matéria prima a ser utilizada na composição.  

E aí? Gostou desse conteúdo? Que tal adicionar cosméticos naturais e personalizados na sua rotina de skincare?

Aqui na Ritualiza oferecemos um diagnóstico gratuito do que sua pele precisa e fazemos com que a sua rotina de skincare seja desenvolvida exclusivamente para você. Vem ritualizar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *